O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM OLAVETE

O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM OLAVETE

|CAPÍTULO 1| |CAPÍTULO 2| |CAPÍTULO 3|

1 - Os estratagemas e os insultos não bastam

Primeira lição: Ao contrário do que pensa o senhor Olavo de Carvalho, para tratar um tema não basta ler e aplicar o que contido está nos respectivos livros A Arte de Insultar e o outro A Arte de Ter Razão - 38 estratagemas que podem ser usados paravencer uma discussão sem ter a razão, ambos de Schopenhauer! O senhor Olavo ao que tudo indica leu estas obras e teve uma fixação pela técnica de persuasão nelas contida... e ficou de tal modo embebido dela que jamais usou técnica diferente apartir de então. A quem duvidar, que leia estas obras e depois verifique o imenso nível de fidelidade do estilo falas do senhor Olavo às técnicas de persuasão de Schopenhauer. Técnias estas que, vale apena lembrar, visam apenas a persuasão e não o convencimento! Há uma distinção importantíssima entre uma e outra. Para simplificar sem se prolongar em demasia, podemos dizer que, a persuasão é, por exemplo, o que o marketing e os oradores (em geral candidatos políticos) buscam... "produzir convicção a respeito de qualquer coisa (...) confundir um adversário" enquanto o convencimento é o que as pessoas racionais e bem intencionadas buscam, pois no verbo "convencer" está implícita a ideia de "fazer reconhecer como verdade um facto". A persuasão se dá sobretudo pela manipulação das emoções do ouvinte... frases de efeito, etc enquanto o convencimento se dá via apresentação de razões, provas, demonstrações, fatos. "Ah mas ele tem muita leitura, já leu xxxxx livros!" De nada adianta ler centenas ou milhares de livros se na ora do discurso ou do debate tudo é moldado com base nos estratagemas e na arte do insulto ... de Arthur Schopenhauer! Em suma ao ser um ícone enquanto executor do tipo de conduta que deve ser evitado por todo aquele que tem uma busca sincera pela verdade, podemos dizer que ele é um "exemplo ao inverso" ou também que, é "uma caricatura, na vida real, do tipo de conduta a ser evitada por um filósofo", ou seja é o inverso do que um filósofo deveria ser. E não adianta ficar irritadinho comigo, caro leitor, aceite o desafio, leia os livros neste capítulo mencionados, compare as técnicas apresentadas neles com as falas do Olavo e depois me diga.

Ir ao Topo da Página


2 - Pérolas do Super Mestre

"Vocês são apenas despeitados. Eu aprendi muita coisa com o Professor Olavo. Vou só enunciar umas tantas quantas destas coisas:

1) Fumar traz benefícios à saúde. Não há provas que o fumo esteja relacionado a qualquer doença.
2) Existe uma correlação entre a data de nascimento da pessoa e sua profissão escolhida. Qualquer um que nunca tenha dado atenção à Astrologia é um idiota.
3) A consciência é independente do cérebro e não há provas que bebês anencéfalos não possam sobreviver.
4) Nossa Senhora fez o Sol pular nos céus de Paris. A leitura em código-morse dos movimentos da órbita da estrela foi traduzido e a mensagem dizia que a "Rússia iria espalhar seus erros pelo mundo".
5) A maldade existe no mundo porque Deus não conseguiu inserir uma bondade infinita num universo finito (alguém deveria ter dito que bastava colocar uma quantidade suficiente, não precisava colocar uma quantidade infinita)
6) A Santa Inquisição foi o primeiro tribunal democrático da história, onde os acusados possuíam amplo direito à defesa.
7) O "ateísmo" matou 300.000.000 de pessoas (até onde sabemos o ateísmo foi instrumentalizado pelo comunismo e não o contrário). Veja isso aqui.
8) Hitler, apesar de ser cristão, era ateu.
9) Mao-Tsé-Tung gerou a fome no campo durante a Revolução Chinesa porque ele era ateu.
10) O ateísmo é uma filosofia (sic) assassina e uma forma de crença.
11) A Teoria da Relatividade foi inventada como um "remendo", de forma a mudar toda a física e não dar o braço a torcer de que a Terra é o centro do Universo.
12) Newton espalhou a burrice pela humanidade ao descobrir que as massas se atraem na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
13) São Tomás de Aquino foi o precursor da Física Quântica.
14) A Ciência é um recorte arbitrário tautológico e não tem nada a dizer sobre a "realidade"
15) Como existem peixes com patas nos EUA (as "merluzas") e como os crocodilos não mudaram nada depois de tanto tempo, então a Teoria da Evolução está errada.
26) Darwin era macumbeiro mas também criou a Teoria do Design Inteligente.
17) Darwin foi o pai do Nazismo.
18) Todo o mal realizado pela Igreja Católica deve ser desconsiderado porque ela se reduz a zero comparada ao tempo infinito (só não entendi porque não poderia aplicar a mesma teoria ao Nazismo, ao Comunismo, ao Islamismo e etc)
19) Cantor era burro.

Ir ao Topo da Página


3 - Segurança e Liberdade: Porque um conservador não pode defender o estado

Ir ao Topo da Página