Projeto Sintropia

Seja parte da mudança!


O Projeto Sintropia visa criar uma Inteligência Artificial(AI) da comunidade, entre outros softwares também importantes, desenvolvida por programadores comprometidos eticamente.

Somos uma organização de entusiastas amantes da tecnologia que tem como objetivo principal criar tecnologias que ajudem as pessoas, desenvolvida por programadores que são pessoas comuns na sociedade que entendem que a busca de independência tecnológica é nos dias de hoje não só uma necessidade, mas uma necessidade urgente.

A proposta visa criar soluções e alternativas para as quais ainda hoje há lacunas no âmbito do software livre. Bem como, reduzir a dependência de softwares criados e controlados por governos ou corporações, especialmente no campo da inteligência artificial. Muito embora o leque de opções de desenvolvimento de tecnologias de otimização, aperfeiçoamento, integração, exploração de novos recursos como as APIs é gigante, isso é mais um motivo pelo qual não podemos perder a oportunidade de aproveitar da melhor forma que pudermos essas oportunidades tecnológicas.

E, por isso, ainda que com foco ou prioridade maior na Inteligência Artificial nós não podemos nos furtar de dar nossa contribuição também nessas outras áreas de atuação.

Reconhecemos os riscos associados à manipulação dessas tecnologias e buscamos promover autonomia e o independitismo tecnológico na criação de sistemas que aumentem o grau de autonomia, liberdade e poder das pessoas e comunidades por meio do conhecimento livre e de tecnologias livres. Acreditamos que os benefícios que o progresso tecnológico feito com ética podem levar todos a terem melhores condições de vida, de trabalho e tudo o mais.

E que as ações eticamente corretas baseadas na solidariedade e boa vontade são o caminho mais rápido para progredirmomos enquanto sociedade e enquanto indivíduos. Gerando uma cultura de colaboração voluntária e genuína que só traz benefícios para todos. Principalmente quando se trata de fazer algo extremamente urgente e necessário para garantir a continuidade do respeito aos direitos tanto do indivíduos quanto da coletividade

Não é segredo que as atuais tecnologias por estarem muito centralizadas nas mãos de poucos e de muito grandes empresas, podem, e tendem, a ser usadas por governos de forma direta ou de forma indireta, por meio das próprias corporações que coagidas por ameças do estado acabam se tornando cúmplices e entregando suas maravilhosas ferramentas para aqueles que nada constroem mas vivem às custas da destruição da propriedade, da liberdade, sendo usadas para nos vigiar, censurar, manipular, nos doutrinar e nos controlar de alguma maneira.

Pensamos que é bem possível que, se não fossem para ser usadas contra nós em favor deles (governos e corporações) elas certmaente não teriam chegado até nós, e que se chegaram, atoa não foi, são ferramentas para nos manter na dependência do consumo de "verdades prontas" para serem engolidas pois eles controlando a nossa mente controlam assim o nosso corpo todo e o nosso bolso também.

Provavelmente tendem a querer fazer delas o mesmo que fizeram com a televisão - transformando-a em um mecanismo eficiente de doutrinação e alienação das massas, a agenda Woke e globalista é notória nas linhas escritas pelas IAs a que temos acesso no presente,repetem como se fossem mantra.

O real problema na verdade, nem é as grandes corporações fazerem cada uma uma IA treinada com base dados intencionalmente omissas e todas elas com o mesmo tipo de omissão favorecendo a agenda Woke e o politicamente correto que são na verdade um verniz mais bonitinho pra a censura socialista e para a imposição sorrateira dessas ideias de igualdade que todos sabemos como termina (igualdade na miséria e na falta de liberdade), mas sim o fato de elas terem praticamente um monopólio não tendo concorrência.

Ou seja, o fato de não se ter alternativas a elas que possam fazer um contraponto a essas IAs treinadas em base de dados deformadas. Se com inteligência nos atacam, com inteligência temos que nos defender. Alguns pensariam que faltam leis pra regulamentar isso, mas muito pelo contrário do que se imagina, isso só pioriaria as coisas, como sempre, tudo que o estado toca a apodrece, elas precisam é de concorrência e não do estado cagando regras pra piorar ainda mais.

Precisamos ter nossa própria tecnologia para que ela nos ajude a nos defender dessa enxurrada de tentativa de lavagem cerebral por meio de repetição contínua de mentiras que nem as IAs sabem que são mentiras. E isso é só o começo, está na fase de teste de aceitação desse tipo de coisa ainda, com o tempo tende a piorar. Se estivermos de mãos abanando quando esse sistema já estiver mais forte e bem instalado, será tarde demais para tentar lutar contra ele e nós não podemos deixar que isso aconteça!

É nosso dever lutar pela nossa liberdade. O globalismo (não confunda com globalização) está vindo com tudo para nos atropelar, e eles tentarão usar de todas as formas essas ferramentas para nos deixar menos livres, mais pobres e mais dependentes (pois assim eles julgam que nos contentaríamos com menos, só com as migalhas).

Por isso eles criam inteligências artificiais com uma visão de mundo mutiliada e parcial, pra que elas não sejam capazes de perceber e assim não saibam que estão a fazer o mal achando que estão a fazer o bem ao defender tudo que o globalismo tenta impor a todos nós. Eles já nem escondem muito seus objetivos, mas tentam de toda forma esconder os métodos que eles utilizam para alcançá-los (pois acham que somos burros demais para conseguir perceber por nós mesmos).

Agora, sobre o porque do título estranho do nosso movimento/organização/projeto o termo "Sintropia", é porque ele significa em um sentido mais livre e poético "a ordem que vence o caos". Foi a inspiração para busca por sistemas sem cabresto, que buscam ordem, colaboração e progresso da comunidade, que é formada pelo povo.

O sentido da palavra "comunidade" que empregamos aqui não tem nada a ver com coisa de bairro ou com favelas, significa "todos os que partilham dessa visão da realidade e também partilham dos mesmos valores, no sentido de ver a necessidade de resistência, de reação, de, entre outras coisas, mas principalmente, de haver tecnologias do povo e para o povo". Ou seja, a nossa comunidade aqui, que partilhas dos nossos objetivos e valores.

Venha conversar conosco sobre projetos de criação de sistemas. E se você é da área de tecnologia, sinta-se convidado a caminhar junto conosco fazer parte da nossa comunidade movida pela sincera busca pela verdade, pela defesa da propriedade e da liberdade! (visto que eles querem nos roubar essas três pra nos fazer escravos outra vez)

Para saber mais, clique aqui

Num mundo cada vez mais conectado, onde a informação circula em grande velocidade, e o conhecimento é produzido numa velocidade muito maior do que ele consegue ser absorvido por cada um de nós. O que nos restará em breve como única opção possível frente a esse cenário é reconhecer que não é humanamente possível aprender no mesmo ritmo que a produção de conhecimento é gerada e assim e deixar essa função, em sua maior parte, a cargo das máquinas de Inteligência Artificial.

Mas ai é que mora o perigo, pois nos tornamos reféns, dos viéses cognitivos delas, do quanto que foi omitido propositalmente delas nos grandes bases de dados de treinamento delas para que ela fosse ignorante de certas realidades acreditando ainda assim, estar certa. Isso é um enorme perigo, se não tivermos outras IAs que façam o trabalho da maneira correta. E é essa a razão maior do nosso projeto, não tentar correr a pé de uma ferrary, mas desenvolver nosso próprio veículo (já que nos veículos deles não dá pra confiar de olhos fechados, que é o que as circunstâncias vão acabar exigindo em breve pelo motivo recém referido).

Nós sabemos dos riscos associados à manipulação dessas tecnologias, mas acreditamos que a monopolização ou oligopolização dele é um risco ainda maior (é oligopólio pois não é uma só empresa, mas é uma espécie de monopólio do discurso que elas apresentam sobre alguns temas importantes).

E por isso buscamos promover autonomia tecnológica do povo, a descentralização concorrencial dos discursos de AI é de suma importância dando ao povo a chance de poder usar sistemas que não sejam cavalos de tróia (softwares incríveis em suas funcionalidades, mas que isso seria só pra te tornar dependente daquela tecnologia que no fundo pode estar sendo usada para fins de imposição e homogeneização cultural e de pensamento).

Sendo usados por governos e corporações para nos manipular, nos doutrinar e nos controlar de alguma maneira. Se não fossem para ser usadas contra nós em favor deles (governos e corporações) elas não estariam ai disponíveis para nós. Somos apenas cidadãos comuns defendendo seu direito de autonomia e independência tecnológica e seu direito de usar o senso crítico e de desconfiar, de ser prudente, de se precaver e de fazer o nosso.

Precisamos ter nossa própria tecnologia para que ela nos ajude a se defender num eventual cenário de realização do que acabamos de dizer (o governo e as corporações fazerem delas meios disfarçados de doutrinação e alienação para um controle ainda maior da população). Entendemos que é nosso direito e nosso dever ético fazer o que nos for possível para se defender e ajudar a defender os outros disso, que ao que tudo indica, já está ocorrendo a todo vapor.

E sobre o porque do título contendo o termo "Sintropia", é porque ela significa "ordem que vence o caos", nossa aspiração por ordem, colaboração e crescimento da comunidade formada pelo povo participante. Comunidade aqui significa todos os que partilham desses temores e também partilham dos mesmos valores, no sentido de ver a necessidade de haver tecnologias do povo e para o povo e que de alguma forma vem a colaborar com a sugestão de projetos, o desenvolvimento dos mesmos ou com contribuições. Somos a sociedade civil organizada em busca de contribuir para um mundo melhor por meio da criação e do uso ético de tecnologias. Pavimentando o caminho da descentralização tecnológica e da liberdade por meio da tecnologia.

O projeto se encontra em fase inicial de organização. Somos bem poucos, sim, por enquanto, é verdade, mas isso não nos desanima, pois é o que precisa ser feito com muitos ou com poucos. Estamos precisando de volunários de boa vontade e comprometidos com a causa para uma infinidade de tarefas das mais diversas, programação, tradução, tarefas de designer, edição de vídeo, documentação de software, pesquisa na área da tecnologia, testadores de sofware, publicidade via marketing digital, entre várias outras funções ou tarefas.

E quem não tiver tempo ou condições de colaborar com alguma tarefa, a doação tambeḿ é uma forma válida de contribuir com este projeto, considere fazer uma doação. Juntos podemos e vamos escrever a história, e não só ser parte da história com o nosso destino escrito pelas mãos dos outros! Juntos somos mais fortes e podemos mais! Avante! Lutemos pela nossa liberdade! Lembre-se: Eles não vão parar! Então não podemos ficar parados também ou eles nos engolem vivos.

Enfim, precisamos de voluntários nas mais diversas áreas e esperamos poder contar com a ajuda de cada um de vocês para que possamos não ser pegos desarmados nessa batalha tecnológica onde quem não tem tecnologia própria é engolido por quem tem. O pouco que você puder contribuir já será muitíssimo bem vindo. Há um lugar em nosso projeto esperando por você. Junte-se a nós, vamos engrossar esse caldo, e venha fazer parte da nossa comunidade! Uma missão giga importante espera por nós. Juntos podemos e vamos escrever a história, e não só ser parte da história com o nosso destino escrito pelas mãos dos outros. Contamos com você!


Sua doação faz a diferença!

Venha fazer parte da nossa