A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL


A ética trata de direitos negativos, isto é, aquilo que você não só não deve, como não pode, juridicamente falando, fazer. Ela tem por fundamento a pura razão - o que a torna universal por princípio, pois a razão não é atributo de um homem só, nem de um grupo só, mas (em se tratando de pessoas normais) de todos.

Já a moral trata de não-direitos positivos, isto é, aquilo que você pode e deve fazer, mas que ninguém tem o direito de lhe obrigar a fazer, ela pode ser individual (subjetiva) ou pautada na razão, mas não raro os socialistas colocam como se só comunidades pudessem ter uma moral diferente - sendo que na verdade a moral é individual por princípio - visto que não dá pra terceirizar responsabilidades morais. A moral pode se basear até em conto-da-carochinha ou qualquer mito religioso, não precisa ser em razão, embora possa ser baseada em razão também (mas só poderá ser considerada como baseada em razão se ela o for de forma exclusiva). Em geral a moral é ou baseada em contos da carochinha ou subjetiva.

Resumindo, a ética trata de valores universais e da lei jusracional, enquanto a moral trata dos valores subjetivos ou intersubjetivo de um grupo de pessoas e das virtudes segundo estes valores.


Resumo do resumo:

Ética = Teoria do Direito Racional (e não esse falso direito criado pelos bandidos do congresso)
Filosofia Moral = Teoria das Virtudes





Página Inicial